4

Meia Encardida

Mudar de pais eh uma experiencia interessante, para dizer o minimo. Nao basta vc estar (por opcao, vale dizer) longe de todos e de tudo que vc chama lar, vc ainda tem que correr para se adaptar, se quiser ser feliz e nao ficar lamentando-se eternamente porque as aves que aqui gorjeiam nao gorjeiam como la.

Jah faz um ano e meio que eu tento me convencer de que tudo bem vc ir ao mercado(ou a qualquer outro lugar) e nao encontrar goiaba vermelha, de soh encontrar creme de leite em um lugar e ainda em uma latinha que pra fazer uma precisa de tres, que nem todas as sobremesas se fazem com leite moca, que brigadeiro pode sobrar em uma festa, que suco de maracuja eh agua no deserto, que banana nanica eh a unica banana que existe, e ainda se come verde, mas maca existem mais de 10 tipos, (talvez eu deveria escrever isso depois de jantar), mas enfim... O primeiro impacto pra mim aqui em Montreal nao foi no estomago, nem tao pouco na pele com o frio de -30 (mesmo porque eu cheguei em Maio e o frio soh viria em Novembro) mas o simples fato de que aqui; tira-se o sapato.

Eu que sempre gostei de andar de meia em casa (nao chegando a ser tao maniaca quanto meu irmao que anda de meia na fazenda, na praia, enfim...esta eh um outra historia), ateh hoje nao me adaptei ao fato de que, chegando em casa (nao soh na sua casa, mas em qualquer casa), vc deve, imperativamente, tirar o sapato. A explicacao reside (creio eu) primeiramente, no sal misturado com neve que faz uma meleca absoluta que vc nao quer ver espalhado por todo o chao da sua casa, e "segundamente", no fato que quem vai limpar vai ser vc (o dono da casa, no caso). Mas no final das contas, mesmo quando nao tem neve, nao tem sapato.

Eu sei que olhando de fora (mesmo porque se for de fora da casa, vc ainda vai estar calcado) parece besteira, mas esta foi uma das primeiras certezas que eu tive de que nao estava "em casa" mais. Tanto foi que a primeira vez que alguem me disse: "keep your shoes" eu quase me emocionei. Emocao a parte, sao essas besteirinhas cotidianas que te lembram constantemente que essa foi a vida que vc escolheu, e que ela nao lembra em nada a vida de outrora, mas nem por isso eh pior, eh soh diferente.

Aos poucos vc comeca a acreditar que goiaba e maracuja sao realmente frutas muito exoticas, dessas q soh existem em contos de fadas ou em caixinhas de sucos bizarros, e tirar o sapato vira habito. Por razoes obvias, vc comeca a comprar meias escuras (se nao adivinha quem tem q esfregar depois?). Talvez por resistencia, talvez para sentir-se um passo ( ou um sapato) mais perto de casa, aqui em casa, durante o verao pelo menos, nao se tira o sapato. Agora, por via das duvidas, se vc vier a Montreal, nao esqueca de passar um talquinho antes, e meia furada, nem pensar!

PS- Ah sim, caso ninguem tenha notado, esse eh um post explicativo do porque(com acento circunflexo) do nome do blog - jah q eu achei q todo mundo ia perguntar, mas ninguem perguntou (tsc, tsc, tsc, esses leitores pouco curiosos..q decepcao Denilson!)

4 comentários:

Anônimo disse...

Em defesa dos leitores curiosos, não necessariamente do Denilson, devo dizer que a última coisa que vc escreveu no post anterior foi que explicaria o lance dos pés descalços no próximo post....

Anônimo disse...

Deus sabe o que faz. Foi por isso que nossos planos nati-mortos de acompanhar vocês não decolaram. Está explicado. É que minhas meias são todas rasgadas, pode ser a marca que for, elas rasgam na segunda vez que uso, não tem jeito. Já pensou que mico? Que bom que vc pariu o blog, darlíngue, serei habitué! hugs.

Anônimo disse...

Olha, desde que eu li teu blog fiquei meio bolada pensando no porque do nome. Ai, acaso do destino, li seu blog hoje (o Silvio me mandou) e descobri o porque. Nao tenho palavras para descrever a felicidade que invadiu meu coracao :) Serio, eu nunca tinha pensado nesse aspecto do tirar o sapato-estar em casa. Ateh porque depois de algum tempo a gente se acostuma e eh ai que a gente se da conta do poder de adaptacao do ser humano. Gostei muito do seu blog. Continue escrevendo...

Keiko disse...

Rose - vc tem razao, eu eh q de um post pro outro tive a capacide de esquecer o q eu mesma tinha mencionado...nao q eu ache q vc duvide da minha capacidade de esquecer as coisas, pq vc, melhor do q ninguem a conhece mto bem
Marquito - pode vir assim mesmo, o Zack te empresta uma meia
Marcia - nem adianta, eu me sinto em casa na sua casa, mesmo tirando o sapato - seus pessegos vao continuar desparecendo