3

Tios


Tios são seres que ficaram pra titio. Não só ficaram pra titio como decidiram abraçar esta missão como estilo de vida. Não só adotaram como estilo de vida como fazem questão de se orgulharem muito deste fato. As pessoas podem não saber que os tios tem irmã, mas não há quem não saiba que os tios tem sobrinhos. E que por isso, tios são seres que não medem esforços, não medem milhagem, pegam avião, trem e ônibus pra passar tempo ao lado. E quando chegam... é uma festa só.

Tios são seres que estragam os sobrinhos, alvos de sua 'tiagem'. Estragam trazendo vinte jogos de tabuleiro e dando todos de uma vez para o sobrinho que é jogo-maníaco. Estragam não só dando os tais jogos, mas passando horas a fio noite a dentro nos tempos de festa jogando os tais jogos, deixando a clara impressão que todo tempo do mundo só existe pra eles. Estragam dando pão com Nutella escondido quando a mãe, aquela chata, claramente falou que um pão com Nutella era suficiente - e que por isso, ganham o amor incondicional da sobrinha fugitiva do spa. Tios não tem nada a perder, e tem corações a ganhar, não que pra isso precisassem fazer muito esforço já que os corações se pertencem mutuamente.

Ah, Keiko, nem foram tantos jogos assim!
Tradicional casa de biscoitos, com o tio fica mais gostoso
Tio, também conhecido como dragãozinho


Tios são seres que dão livro de colorir muito fora da caixinha, cujo título, aliás, é "fora das linhas". Aliás, tios sabem que livros de colorir fora da linha existem, pois tios são seres que se empenham em trazer seus fantásticos, coloridos, criativos e não-ortodoxos mundos para o mundo dos seus sobrinhos, e fazem com isso um estrago de níveis cósmicos na cabeça dos sobrinhos que, de repente, descobrem que tudo pode ser diferente, e transformam o sobrinho mais caxias em um grafiteiro com propósito de mudar a arte e revolucionar o mundo (nada de mais, ele só está com a ideia fixa de montar uma exposição de arte moderna onde crianças do mundo expõe pinturas que fizeram "fora da linha"). Tios são seres que gastam o dinheiro que não tem sem dó no brinquedo de fazer animação, porque acham essencial que o sobrinho se fascine com animação como ele, e brinca, mais animado ainda, de fazer animação com o sobrinho.


Desfile ridículo, ideia de quem? Só podia ser do tio...

Difícil saber quem se diverte mais...

 Tios são seres aguardados porque se sabe que quando chegarem, vão fazer coisas épicas.  Lendas não são tão fascinantes quanto a história "do meu tio que fez um Igloo de verdade!", só superada pelo  rink de patinação no gelo na sacada da sua casa, não importa quanto tempo isso gaste. Pois tios tem tempo... e tem propósito: fazer os sobrinhos felizes - e com o tempo ensinam a sobrinha a patinar, jogam hockey com o sobrinho, e deixam os sobrinhos com histórias pra contar: "você sabia que meu tio fez um igloo?! De verdade, e um rink de patinação no gelo só pra gente! E um tobogã de neve na escada!! - Ah é porque meu tio é malucão, né?"
Ele trabalha até altas horas e congela a água do bairro inteiro na nossa sacada sem resguardos

Aula de patins para os pequenos

Tio que é tio não tem medo de pagar mico
E tem tempo para ler as regras (de todos) os jogos novos


Tios são seres que trazem kit de experiência científica no saco de salgadinho, que trazem kit de fazer insetos gósmicos, são seres que dão a chave pra um jardim secreto de regadores que regam de cabeça pra baixo e fazem a mente partir pra longe, num caminho sem volta. Tios são seres que fazem qualquer viagem ficar mais divertida, eles sempre tem um jogo, sempre fazem dupla na senha, sempre tem uma palhaçada que ninguém pensou, sempre empurram os sobrinhos pra fazer alguma coisa que eles não fariam com mais ninguém, sempre servem de dragãozinho pra princesa em apuros, mesmo que isso lhe custe um ataque de artrite, sempre estão dispostos pra acordar pra jogar só mais uma partida, fazer desfile de roupas malucas ou brincar no parquinho coberto de neve muito depois da hora de dormir.

Brincar no parquinho à -10 graus as 10 horas da noite? É claro que sim! É só chamar meu tio!




Com tio não tem viagem sem emoção...
Meu tio acha os lugares mais inóspitos pra tirar foto
Meu tio faz poses ridículas, mas quem liga?



 Tios são seres que quando partem, deixam uma cratera no espaço, uma maior no coração, deixam sobrinhos chorando no aeroporto, deixam sobrinhos pintando pra matar a saudade quando a saudade não tem palavras, deixam jogos empilhados sem graça de serem jogados, deixam perguntas de "e quando a gente vai pro Brasil? E pra NY?", e "porquês" das distâncias ficam mais doloridos. Deixam a mãe dos sobrinhos arrasada, passada, sem vontade de fazer nada.






Difícil ficar sério perto dos tios... é contagiante, de um jeito ou de outro, eles te tiram do sério!
Mas cada "Tchau" é mais difícil e cheio de lágrimas

Quando eu era pequena eu sempre quis ter uma irmã, já até confessei que quando o tio mais novo nasceu eu brincava de boneca com ele (o que certamente me tira um pouco o moral
frente às "tiagens"dele hoje em dia). Mas já faz um tempo que eu percebi o tamanho da sorte de ter tido dois tios pra fazer estrago por aqui. Eu tenho pra mim que tios que não tem filho são uma espécie mais única ainda, porque a energia é toda deles, a concentração, as projeções de "eu fazia isso quando era criança, você vai adorar", ou "eu sempre quis que meu tio fizesse isso comigo, então vou fazer com você", das parcerias no crime sem remorso. Ser a mãe dos sobrinhos tem uma vantagem clara: só eu tenho commodities pra fazer ameaças: Seus imbecis, voltem logo e voltem pra ficar, porque tá fácil não sem vocês!