11

Para agradecer

Esta semana, por razões óbvias, me lembrei de uma música que cantávamos na escola na semana da páscoa:
"Páscoa, páscoa, o que isso simboliza pra você?
É somente coelhos, e ovinhos de chocolate,
Ou é lembrar que o bom Jesus, deu a vida por amor?"

Por aqui além de coelhos de chocolate também existem galinhas e outros animais, mas nada de corredores de ovos tentadores para a vista e para o paladar. Lembro-me também que na escola , para levar nossas pequenas mentes ao significado real da páscoa, ao invés de chocolate, ganhávamos na quinta-feira antes do feriado um pãozinho e uma garrafinha de suco de uva, pra lembrar da ceia antes da morte de Jesus e do sEu corpo, sEu sangue, dados para nos dar a perspectiva da salvação.

Sempre achei difícil de entender esse amor de Deus em dar sEu filho, mas mais do que ficar triste por sua morte, minha mãe sempre me ensinou a ficar feliz por sua ressureição e agradecida pela salvação.

Já faz tempo que estou querendo postar um agradecimento à Deus...e acho que a Páscoa parece um bom dia pra isso (ok, este post está em confecção desde a sexta-feira santa, mas foi interrompido inúmeras vezes por um bebê, o pai de um bebê, uma saída...). Tenho certeza que Deus não precisa recorrer a este blog pra conhecer meus agradecimentos, mas assim partilho com vocês um pouco do muito que Ele tem feito por mim. Assim como partilho cada alegria boba de ser mãe, vou partilhar um pouco da alegria certa de ter um Pai.

Se começo a pensar em motivos pra agradecer, em conquistas, em sonhos tornados reais pela mão deste meu Pai, a lista nunca termina. Eu queria morar fora do país, tudo deu certo, aqui estou, com novos amigos, morando do lado de um parque lindo, sem medo de sair a noite. Queria fazer mestrado, doutorado, tudo deu certo, com direito a uma orientadora perfeita, bolsa de estudos, enfim, um pacote com bonus que eu nem poderia imaginar. Queria uma família linda, um marido ideal, um filhote risonho e querido e mimada como sou por Ele, tenho tudo isso. O marido inclusive faz lanchinho quando estou estudando de madrugada, limpa a casa que é uma beleza e me faz rir o tempo todo. O filhote é uma simpatia, vai com todo mundo, ri pra todo mundo, faz tchau pra todo mundo, enfim...não poderia querer mais.

Mas fiquei aqui pensando como é fácil agradecer quando tudo o que a gente quer dar certo. Mais difícil um pouco é entender o que temos pra agradecer quando acontece algo que não queríamos ou não esperávamos. Daqui uns dias vai fazer 7 anos que meu pai morreu, assassinado p0r assaltantes, 4 meses depois do meu casamento. Meu pai era estilo japonês: meio sério, meio bravo, mas extremamente preocupado e justo, e fazia questão de manter as tradições, sérias ou divertidas. Entre as minhas melhores lembranças de infância, está cada Páscoa. Por mais que o verdadeiro sentido da Páscoa sempre tenha sido muito claro, nosso desafio, desde o começo do feriado era juntar o máximo possível de papéis de bala, para com eles forrar uma cesta onde o coelho iria colocar nosso ovo no domingo de manhã. E todo domingo de Páscoa a gente tentava acordar mais cedo pra pegar o tal coelho "no pulo", mas nada...ele sempre era mais rápido. E assim sucessivamente, o Coelhinho da Páscoa, tanto quanto o Papai Noel fizeram parte do meu imaginário infantil e dos esforços secretos do meu pai por mim. Acho um tipo de amor único, dar o crédito a um coelhinho ou a um velho barrigudo pelo simples prazer de ver seus filhos sorrirem.

Foi triste demais perder meu pai, mas hoje, lembrando de como foi difícil de aceitar e entender na época, tenho também uma certeza de que as melhores coisas que Deus tem preparadas pra mim não estão aqui, mas mesmo assim ele dá pequenas alegrias em formas de conquistas, de supervisores bacanas, de amigos queridos, de filhos gostosos aos quais ele dá o crédito, só pra me ver sorrir.

11 comentários:

Lilian disse...

Que belo post... é mesmo preciso agradecer, como diz a letra da música do Valdecir, né?

Deby disse...

Que Post mais lindo, Keiko!!
Tb demorei um pouco p/ falar sobre a Pascoa, mas acho q consegui passar a mensagem q queria no meu blog. passa lá depois p/ ver.
Mas falando das suas palavras. è assim tb q me sinto: mimada por Deus.
Deixa eu te perguntar uma coisa: farei aniversário na quinta e estava planejando um post assim, de agradecimento a Deus. Posso te copiar??...rsrs
um grande bjo e um forte abraço certa de que é o amor do nosso Deus que nos une

Anônimo disse...

Belo post, Keikito! Abraço nos canabaianos.

Sandra Vicente disse...

Keiko,
Não sabia sobre seu pai. Que coisa! O meu pai escapou porque a pistola falhou no primeiro tiro, o segundo que foi testado na lateral traseira do carro e fez um rombo enorme, fez com que o cara perdesse tempo e se assustasse com o sinal que abriu. Coisas tristes daqui.
Mas, é como eu escrevi outro dia, mesmo quando parece ser um mar de rosas é conveniente lembrar que Deus coloca os espinhos para nos lembrar que não somos auto-suficientes e aqui ainda não é o céu. Temos que ser gratos antecipadamente mesmo porque Deus é muito sábio e não quer que sejamos gratos pelo que não é bom pra gente; então um dia a gente sabe que tudo ficará claro.
Quanto às fotos, foi na pousada Canada Lodge mesmo. Mas, não nos hospedamos lá, sempre vou para mostrar às pessoas que acabam ficando encantadas e tirando mil fotos.
;-)

Anônimo disse...

Acho que vc tinha outras pretenções, mas me fez chorar...(em pleno escritório, o que, além do mico, deixa claro que eu estava lendo blogs indevidos durante o expediente...)
Beijos e Feliz Pascoa atrasada...

Dani, Annie e Luiz disse...

lindo post Keiko, sinto pelo seu pai.

Claudia S disse...

Nossa keiko...Cada vez mais eu me apaixono por esse blog! Venho não com tanta frequência, mas a cada visita eu me surpreendo com posts dos mais variados: emotivos e sensiveis como este, engraçados como os da desmemoriadakeiko...Olha que daria um livro e tanto hein?!
Beijos.

Tatiane Eler disse...

olá keiko, sou da Igreja Presbiteriana de Alto Rio Novo, e estava procurando por esta musica da pascoa na net nos cantavamos na Igreja quando crianças mais nao me lembro dela toda gostaria de saber se voce sabe a letra toda "Pascoa Pascoa o que isso simboliza pra voce, é somente coelhos ou ovinhos de chocolates ou é lembrar que o bom Jesus deu a vida por amor" se você me enviaria ou o nome da musica e quem canta gostaria de ensaiar as crianças pelo menos o refrão muito obrigada meu e-mail é tatyanneeler@yahoo.com.br Deus te abençoe!!!

Anônimo disse...

Boa tarde Keiko!! tudo bem? Prazer.. estava fazendo uma procura na net referente a esta musica da páscoa que tambem cantava quando criança na escola... rs vc sabe quem canta? está chegando a páscoa e pensei nela e gostaria que hoje como adulta ensinar as crianças da minha igreja. meu e-mail: jackyebrasil@hotmail.com.

beijussssss e tenha uma semana abençoada!!!

Pâmela disse...

Olá! Estava procurando esta música de páscoa e encontrei um trecho no seu blog! Preciso dela para cantar com a minha turma na escola, nesta 5ª feira (ui), vc teria ela para me enviar via email? Fico muito agradecida!
Pâmela.
rpam_andrade@yahoo.com.br
Abraços

Wellen disse...

poderia me enviar essa musica??? amooo e queria ensinar meus alunos...bjs