Tagarelina está naquela idade que quem a conhece bem, entende quase tudo que ela fala, e quem não entende geralmente dá uma risadinha e acha fofo, e finge que entendeu. Tudo ia bem no quesito compreensão aqui em casa, mas de uns dias pra cá (porque nessa idade tudo muda em questão de dias. Um dia tem 6 dentes... no outro você olha e são 8, um dia fala duas palavras, no próximo já são 18 e assim vai... não consigo pensar em anda mais que possa ter 8 no meio, mas deu pra entender o conceito da mudança, não?).
Ontem ela estava lendo um livro da Arca de Noé, mostrando um porquinho ela dizia em um autodiálogo:
- É a vaca? Não.... é o au-au? Não.... É o gatinho? Não...É o poquinho? Xim!!!!
E mais tarde,começou a mostrar uma girafa:
- Oh mamãe... tá cain...
- Tá cain filha??? Taquara? - Diz a mãe retardada tentando fazer sentido (já viram a música "Taquaras" do Palavra cantada?? Estranhérrima, mas eles adoram).
- Não.. tá cain...- Diz ela com cara de quem está disposta a explicar.
- Ah tá bom filha - Diz a mãe que já desistiu de entender, mas quer enganar fingindo interesse.
Nisso, Interpretack, o nosso tradutor de Ninês por excelência, que estava fazendo outra coisa alí por perto vira e me diz:
- Não mamãe, tá "crying", tá chorando, ela quer dizer que a girafa tá chorando, olha!
E ela repete com ar todo satisfeito:
- É mamãe, tá cain...tá tiste...
E não é que a tal da girafa parecia estar chorando mesmo?!
3
3
1
7
Conversê
quarta-feira, março 23, 2011 Histórias de menininha, Zacktales
Princhuco e Inventack voltando da "Cabane à Sucre", um dos eventos tradicionais que marcam o início da primavera no Quebec (basicamente você visita uma fazenda de maple, vê os baldes pendurados nas árvores no maior estilo seringueira e come maple com tudo - beterraba, ovo, batata, torta, além da famosa "tire", um pirulito de maple feito com maple (de maple feito com maple? jura?) quente, que o moço joga na neve e você enrola num palitinho - de tal forma que você passa bem o resto do ano sem nem querer sentir cheiro de maple). Eles estavam lendo um livro sobre o sol (é o mês do sistema solar na escolinha):
- Filho, vamos inventar umas histórias doidas? - Diz o pai achando a história do livro meio chata.
- Vamos!! Então assim, quem inventar a história com mais fome ganha, tá bom?.
- Tá bom... era uma vez um menino, que foi à Cabane a Sucre, mas na hora de comer, ele só queria brincar. Quando eles estavam voltando, ele ficou com muita fome, com tanta fome que ele comeu tudo que via pela frente: a comida, a mãe dele, a Cabane a Sucre, o ônibus, comeu tudo que existia! - Diz o pai cujo senso de competição é claramente mais aguçado do que o bom senso.
- Ah tá... era uma vez uma zebra que foi para a Cabane a Sucre e ficou com tanta fome, mas com tanta fome que ela comeu a comida, a mãe dela, a Cabane a Sucre, o ônibus, tudo que existia e daí ela comeu ela mesma!! - Fala aí Papai, qual é a história com mais fome, hein???
- É verdade... você ganhou. - Diz o pai derrotado na história, mas vitorioso por saber que o filho tem o mesmo espírito que ele!
***********
E lá do quarto, estou ouvindo há uns 15 minutos:
- Zack! Za-ck!!!!
- Oi Nina...
- A Nina vai dormir, tá bom?
- Tá bom Nina...
- Zack! Zaaaaaack!
- Oi Nina...
- A Nina vai dormir, tá bom?
- Tá bom Nina.
- Zack, Zaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaack!!
...
Totosices
domingo, março 20, 2011 Histórias de menininha
- Nina vem aqui pra mamã arrumar o cabelo (Parênteses pra dizer que "Oh céus, como eu me divirto arrumando esse cabelo!!! Mesmo que ela tire qualquer coisa que eu coloque, em menos de 5 minutos...eu me divirto assim mesmo!!!)... nossa, tá linda Filhota!!!
- Linda não mamãe.... Totosa!!! - diz ela apontando o dedinho na minha cara.
--> Certo, agora é só fazer um suco dela!! E bota Ttosa nisso!
**************
- Mamãe... tiLa casaco pu-favô
- Pede pro Zack te ajudar, filha
- Zack, ajuda Nina tilá casaco pu-favô?
(Irmãozão prestativo ajuda)
- AgoLa a Nina coloca nu lugá...
(e vai pendurar o casaco no lugar dos casacos, que ela não alcança, mas tenta com muito esforço)
--> Eu eu juro que não fui eu que ensinei, porque o meu casaco, geralmente vai parar no sofá, na cadeira do computador...na mesa... Finalmente parece que não são só malcriações e palavrões que as crianças aprendem como mágica não se sabe de onde... bom, ponto pro mundo.
*******
E desde que parei de dar peito (snif, snif..tinha um post triste sobre isso sendo editado, mas o post sumiu unto com todos os arquivos do meu laptop, que morreu...serea que forma as lágrimas?) ela ficou gága gente!!! Alguém aí já viu isso?? Ao menos essa foi a interpretação da minha sábia mãe, e diagnóstico de vó a gente não contesta.
A bichinha agora vai falar e fica:
- e-e-e-e-e-e-e-e-e-e-e-e-u queLo bincá/mamá/comidinha...
2 anos
segunda-feira, março 14, 2011 Histórias de menininha
Sabe Filhota, a mamãe está escrevendo um texto bonito, cheio de lágrimas que molharam o teclado do laptop enquanto ela fingia que fazia anotações do congresos na semana passada (pense a cena, Dr. Sei lá o que falava sobre modelos animais para reproduzir a genética do autismo e de repente, a pessoa aqui toda séria, de óculos e tudo com o laptop fazendo tic tic, tic, tic, tic copiosamente enquanto de vem em quando dá uma olhada concentrada pro palestrante só pra disfarçaar, e de repente começa a chorar... muito triste essa coisa de experimentos com ratinhos mesmo). Mas o texto ficou inacabado e como já passou uma semana, deixa eu registrar aqui essa musiquinha tão linda que diz quase tudo que eu quero dizer nesses dois anos de você. Mas tem mais depois, muito mais...coisas que não caberiam em nenhuma canção.
Canção pra Jade (Mas a Jade empresta pra Nina, certeza)
Assinar:
Postagens (Atom)