3

Plunct, Plact, Zum

Acabamos de chegar de uma sequencia de eventos que uma família normal poderia fazer em 1 ano... na nossa foram 2 semanas para: Mudar de casa, ir pro Brasil em uma viagem que incluiu dois casamentos sendo um em Ilha Bela e outro em Canápolis (hein? Onde? É a cidade onde fica a fazenda da minha vovó, no Triângulo Mineiro), com parada em São Paulo com direito à 25 de Março, shoppings múltiplos, comidas múltiplas e passeio no Ibirapuera, voltando pra Montreal via Miami com direito a carrinho extraviado, aterrisando em Montreal com direito à iPhone perdido e logo em seguida indo pra um congresso em Toronto com suplementar visita aos amigos.

Cansei. É pra carimbador maluco nenhum botar defeito (pra quem é jovem demais pra saber do que eu estou falando - Oh Céus, nunca pensei que ia dizer isso um dia... - eu tô falando disso aqui).

Quando cheguei em Montreal, vindo do Brasil, falei em alto e bom som:
- Nunca, nunca mais viajo pra lugar nenhum, é isso.
Ao que Espertack prontamente me corrigiu:
- Mas mamãe, a gente não vai amanhã pra Toronto?

Lições importantes de eventos assim são:
1. É muito bom rever os amigos e a família, mas em um tempo curtíssimo assim você tem que ter certeza antes de que seus amigos são amigos mesmo. Porque como diria minha amiga de infância: " Se eu te conhecesse há uns 5 anos, e não há 25, eu nunca mais falava com você depois dessa" - Disse ela ao me esperar uma hora de pé para irmos almoçar, enquanto eu me perdia sem GPS em São Paulo. A outra que ficou esperando na 25 de Março, sozinha no MacDonald's quando todas as lojas estavam fechadas e a rua deserta, enquanto eu novamente etava presa no trânsito com a outra amiga, voltando da consulta com o cirurgião plástico, não teve nem palavras para expressar seus sentimentos. Amigas assim, não se encontra em toda esquina, quando encotnrar, agarre-se a elas! Mesmo que você more em outro país.

2. Pisar na areia vale a pena qualquer sacrifício. Mas se você só tiver dois dias na praia e for à Ilha Bela lembre-se de não ir a praia "Viana", porque lá, meus amigos, eles tiveram a ousadia de dizer ao meu pobre Sedentack, que veio desesperadamente gringo querendo beber uma água de côco: Só tem água de côco de lata!!! - Agora me diz se eu viajo 15 horas de avião e mais 6 de carro, tudo no mesmo dia, arrastando crianças exaustas pra beber água de côco de lata!!! Acho que o moço aprendeu a lição. Por outro lado, coma o pastel do trevo de São Sebastião, que invenção divina! 30 cm de pastel parece muito, mas acreditem, não é! - E use protetor com FPS 60, mas só nas crianças, porque se você usar em você também, vai voltar pra Montreal sem nenhuma marquinha de sol pra fazer inveja nas amigas! - Triste, muito triste.

3. Nunca viaje sozinha com seus filhos. Não de avião. Mas se o mal for inevitável, tenha em mente que, para os vôos diurnos você vai precisar de muitos lanchinhos surpresas, atividades supresas e criatividade suficiente para dirigir uma colônia de férias sozinha. Agora, para os vôos noturnos uma habilidade primordial é a de ignorar passageiros estressados porque querem dormir, enquanto seus filhos querem berrar (e não adianta explicar que você já fez de tudo, tem sempre alguém que não se aguenta e grita um: "please make her shut up!") e aeromoças mal-educadas querendo tirar seus filhos que finalmente dormem no chão após horas de berros. Lembre-se: Nada do que eles possam falar te abala, você é uma mulher forte e segura e uma mãe carinhosa que NÃO quer trancar seus filhos, devidamente amordaçados, no banheiro do avião ou, alternativamente, alguns dos passageiros que para o bem da humanidade nunca vão ter filhos, mas que se tiverem, que sejam dos que berram, e muito.

4. Traga muitos CDs, DVDs, e livros do Brasil para os filhotes gringuinhos. Na minha seleção dessa vez veio o "Pra gente miúda 2", que me fez lembrar e partilhar com os filhotes, entre muitas outras, o Plunct, plact, zum...e Boa viagem!

Como todo evento traumático, nada que o tempo, e as boas memórias não te façam querer fazer tudo de novo.

3 comentários:

Liana disse...

Hehehehe! Nao tenho filhos e vou te dizer, em todo voo eu entro rezando pedindo: "nenhuma crianca, nenhuma crianca, nenhuma crianca" é quase um mantra, mas nunca da certo. Por que eles berram tanto em avioes? É o ouvido ou o mantra deles é: " vou berrar, vou berrar, vou berrar". Mas, pode deixar, eu vou ter daqueles que berram muito pra pagar tudo isso que estou falando!! Heheh bjs!!

Lúcia Soares disse...

Keiko, uma experiência no mínimo apenas estressante.
O resto que se f..., gente chata tem em todo lugar, né?
Menina, cansei só de ler tudo o que vocês fizeram. Nada como ter 30 anos, eu não aguentaria 1/3 disso agora!
beijo!

Flávia disse...

Ai, Keiko, só você mesmo para me fazer gelar de pânico menos de 1 mês antes da viagem marcada pro Brasil, SEM marido e COM criançada... Ai ai.

Solidária quanto às amigas, as minha são deste time.

Já anotadas as dicas de CDs, engraçado que acabei de escrever um post sobre isso, mas ainda não publiquei. Hoje ouvimos A Arca de Noé no carro.

Saudades, como me identifico com você! Tirando o peso...