5

Tradições de Natal


Gente!!! Me recuso a acreditar que Dezembro chegou. Fico besta como o tempo insiste em passar mais rápido a cada dia. E não importa quanto tempo você não tenha para entregar as provas a tempo, comprar presentes para levar para o Brasil a tempo, enviar os artigos a tempo e analisar seus dados a tempo, o tempo passa.

Eu gosto de Dezembro, sabe? Gosto de natal e tradições que existem na minha mente mas as quais eu executo com devida limitação de tempo e preparação, mas executo. De tudo que eu não faço, as tradições de fim de ano são parte das coisas que eu faço, custe o sono, custe os artigos, custe o que for, a gente faz e pronto.

Nossas tradições aqui são:
1. Ir ao concerto de natal da Jenifer Gasoi, uma cantora meio jazz, meio blues, meio pop e completamente queridinha com a qual fizemos aula de musicalização em ume época e desde então fomos à todos os concertos, mistura de clássicos de criança, de clássicos de Natal e de Hannukah (o concerto acontece na biblioteca judia), com ótima banda ao vivo, nada de efeitos especiais, bolhas soltadas pela própria Jenifer no meio do show, muita pulação, danças espontaneas e batidas de palma... tudo de certo e bom.

2. A partir do primeiro de dezembro nós lemos um livro de natal por noite, regado ao chocolate quente com marshmallow, à luz de velas. Esta é minha favorita.

3. Montamos árvore de natal colocando o enfeitinho de gesso com as mãozinhas do "primeiro natal" de cada um, e a cada ano é uma surpresa (bem melancólica) ao constatar quão grande estão as mãozinhas neste ano, em relação àquele primeiro natal...

Adoro natal. E vocês, que ainda eventualmente aparecem por este canto cheio de sapatos empoeirados...quais são as tradições de natal e fim de ano por aí?

5 comentários:

Camila disse...

Que foto linda, Keiko! Nossa!!! Linda, linda, linda!!! Tenho certeza de que as crianças vão guardar esses momentos pra sempre. E mesmo eu sendo meio chata pra Natal, adorei suas tradições.

Bom, eu não tenho tradição de Natal pra compartilhar =/ Quando criança, adorava a festa, claro. Cresci um pouco mais e minha diversão principal, nos dias que antecediam o Natal, era vasculhar os armários de meus pais atrás dos presentes. Na aborrecência tomei raiva de Papai Noel e ainda hoje não fiz as pazes com ele. Fico pensando na Coca-cola, no capitalismo selvagem blá blá blá revoltadoZZZZzzZZ

Agora que minha Nina nasceu, eu faço uma nova reflexão sobre a data. Serei eu a monstra a lhe dizer que Papai Noel non-ecziste? Sem nem dar tempo dela se encantar pelo bom velhinho? Cruel, né? =/

Ainda bem que ela terá só 1 mês nesse Natal, então terei um ano pra pensar sobre isso heehhe

FFLCH disse...

Keikinha, sua linda!!!!

Que especial! Estou matando a saudade de vc e conhecendo um pouquinho mais seus pequeninos!
Parece livro de história, daqueles que tem uma pra cada dia do Ano!

Põe uma foto das "mãozinhas de gesso"! Fiquei curiosa pra vê-las!
Amei essa foto encantada!

Um grande beijo da Fefeleche (ou Fofolete segundo seu maridão! rsrs)

Mirian disse...

Gostei de todas as tradicoes, mas acho que a da jenifer vou fazer so qdo tiver filho.

Eu sempre vejo pelo menos um coral de Natal, sempre escuto uma radio que toca so musica de Natal. Em NYC era a Lite FM, aqui eh a Rouge FM 107,3 e nunca deixo de montar minha arvore, mesmo atradasada.

Adoro o Natal!

Lúcia Soares disse...

Nossa, Keiko, não tenho tradição nenhuma! Nem árvore de Natal monto mais, depois que os filhos cresceram.
Não me lembro de ter gostado de Natal, mas também não tenho motivo nenhum para não gostar.
Minha família era muito grande (é, graças a Deus)e sempre tinha menininhos, bebezinhos e o jantar era um poquinho mais tarde, mas ainda longe da meia noite e logo depois íamos dormir. Não sei como descobri que PN não existe, nem me lembro se ganheva os presentes que pedia...Provavelmente não. Enfim, nunca curti o Natal e passo os dias desejando que o 26 chegue depressa. rsrsr Mas sem trauma nenhum.

Flávia disse...

Aqui, temos muitas tradições. Começa em outubro, quando todos nos vestimos de vermelho e tiramos nossa foto pro cartão de Natal.

Montamos nossa árvore no começo de dezembro.

Fazemos nossos próprios biscoitos pro Papai Noel, o Pacotinho de Culinária adora.

Compramos um CD novo de músicas natalinas e cantamos no carro o mês de dezembro inteirinho, até o Marido Gringo dizer que não aguenta mais.

E todo ano, a ceia da família é no Iglu.

Este ano, inauguraremos uma nova tradição. O Pacotinho de Música vai tocar o refrão de Jingle Bells ao piano.

ADORO esta época do ano!