7

Kit de Sobrevivencia

Este eh especial pra Sandra, que no processo de fazer as malas, talvez ache nisto alguma utilidade. Aos demais...a leitura eh eletiva (como se algum dia tivesse sido obrigatoria). Este post vos eh oferecido pela meta numero 2 para 2007: ser mais organizada e nao deixar para depois o que pode ser feito absolutamente agora (o que me torna oficialmente maluca levantando as 6h30 da manha para adicionar esta frase ao texto).

Pois bem, estava aqui pensando no que consiste um kit de sobrevivencia...e cheguei a conclusao que os itens na verdade dependem muito do que vc precisa pra sobreviver...redundante? Filosofico talvez...
Veja bem, se apenas 10 itens pudessem ser inclusos, um diabetico certamente nao dispensaria sua insulina, enquanto um hipertenso nao dispensaria seu medicamento.
Um jogador de futebol nao dispensaria sua bola (nem o Tom Hanks), nem um japones em viagem dispensaria sua camera. Ha ateh quem nao deixaria seu blog, mas isso jah demanda uma logistica maior.

Pois bem, quando saimos do nosso pais rumo a outro, coisas do cotidiano que as vezes a gente nem da valor, passam a ser essenciais. Eu por exemplo, nunca comia arroz com feijao...ateh vir pra ca e nao viver mais sem, vai enteder... Eh deste tipo de coisas que consiste o meu kit de sobrevivencia. Por sorte, nada na lista eh realmente essencial, no verdadeiro sentido da palavra, mas sao coisinhas que amenizam a saudade em dias meio cinzas...

Setor alimenticio (o mais extenso, de longe - ficam escondidos no armario pra momentos muito especiais e "egoisticos", geralmente sao comidos longe do olhar de estranhos que possam querer experimentar... que coisa feia!):
- Passatempo Recheada (essa faz parte do meu cotidiano desde os tempos de colegio, sempre trago umas 3)
- Todynho (pra acompanhar a Passatempo, porque gordura pouca eh bobagem)
- Ana Maria (o problema dessa eh que vence muito rapido...entao tem que comer logo)
- Bis (esse murcha, tem que guardar na geladeira)
- Sonho de Valsa (a gente acaba dando pra todo mundo, a galera ama, nao sobra muito...)
- Alpino, Laka Cream (ninguem aqui em casa gosta de chocolate, nota-se)
- Pacoquinha (Amor, aquela que esfarela todinha - sempre trazemos uma caixa, um certo exagero, confesso)
- Farinaceos: Leite Ninho, Farinha Lactea, Neston e Ovomaltine(o Leite Ninho vc pode ateh achar de vez em quando no mercado chines (??), mas eh raridade, o Ovomaltine daqui chama Ovaltine - eles tiraram o "om" e junto com ele se foram os flocos crocantes, agora pense, o que eh um Ovomaltine sem flocos crocantes???)
- Farinha de Mandioca (o marido foi criado na Bahia, oxi!)
- Suco de Maracuja (pra fazer mousse) e de Caju (Tem ateh uma loja de coisinhas do Brasil que tem, mas eh uma facada...)
- Massa de Pao de Queijo da Yoki (essa tb eh sucesso absoluto entre a gruingaiada, todo mundo adora, entao a gente divide...)
- Sazon (o velho truque do amor, nao sei cozinhar sem ele)
- Suco de Uva da Superbom (nao recomendo, a ultima garrafa que eu trouxe me rendou varias roupas cor de uva, esperta, muito esperta...)
- Clight de Carambola (Mas nao existe mais!!!! Quem sabe por onde anda? Talvez junto com o Wally?)

Eu bem gostaria de trazer manga, goiaba, mamao, carambola, cacau...mas nao eh muito recomendavel. Tem gente que arrisca, mas os cachorros da policia federal tb gostam, e as vezes pegam pra eles.

Setor Farmaceutico (provavelmente a maioria desses remedios tem similares aqui, mas ateh achar...):
- Sal de Fruta Eno (pra depois de comer um pacote de passatempo inteirinho sem dividir com ninguem)
- Coristina D
- Dorflex
- Manteiga de Cacau (uma belezura pro inverno)
- Propolis em Spray (o campeao de utilizacao - esse nao tem aqui mesmo)
- Hipoglos (a pomada daqui eh horrivel... e nao tem cheirinho de bundinha de nene)

Quinquilharias:
- Havainas (porque vc nao quer pagar CD$25,00 em uma e vc quer fazer inveja nos outros usando os ultimos modelos no verao)
- Sapatos, Bolsas e Calcas (tudo ai eh mais bonito...e mais barato - adoro a sensacao de ir ao shopping e pensar que tudo custa a metade do preco)
- Bikini (meio inutil, mas mante-los na gaveta jah da uma esperanca)
- Esmaltes (esse povo daqui nao entende nada de unha...)
- Livros (desta vez minha mala veio cheia de livros infantis, porque Alfabetack vai aprender a ler em Portugues (daqui uns 5 anos talvez...mas nunca eh cedo) e eu sempre trago algum livro pra mim tb, pra nao desatualizar e nao anafalbetar em portugues - trago tb a licao da Escola Sabatina)
- Cds, DVDs (os ultimos lancamentos e alguns velhos que vc ouvia no radio e por razoes obvias agora nao ouve mais...porque a trilha sonora aqui de casa eh MPB (e musica "da igreja" pro Sabado))
- Besteirinhas da 25 de Marco (dessa vez foi um oculos "Chanel" e um negocinho de lencinhos umedecidos portatil, soh utilidades...)
- Perfume Mamae e Bebe (pro bebe mais cheiroso do pedaco...e todo mundo que tem um bebe aqui me pediu um)
- Revistas (Veja, Nova, Boa Forma e agora Piaui - pq nem soh de coisas uteis vive a mulher, pra ficar lendo no banheiro e pensar que esta no Brasil...)

Bom...assim fica facil entender porque minha mala, na descricao da minha amiga, transportaria um coracao "in loco" se fosse necessario. No meio disso tudo ainda sempre tem um espacinho pra algum item do passado que estava guardado lah na casa da minha mae...mais um album de foto, um enfeitinho da minha "ex-casa" e por ai vai...

E eh claro, na mala sempre vem tb aquela pergunta que nao quer calar...por que mesmo eu to voltando pra lah?

7 comentários:

Anônimo disse...

Ola Keiko, por acaso vi teu nome no blog da Deby, fiquei curiosa por conhecer outra Keiko no Brasil, entao vim te ver...e devorei este teu post...Mora fora é isso amiga...sempre como os kits sobrevivencia.
Um abraço
Meire

Anônimo disse...

Concordo no quesito Ovomaltine (o q é o milk-shake disso?? do Olimpo...rsrs)
Gostei da sua listinha. E imagino o qto faz falta por aí. Acho q no meu iria tb acarajé e Umcklan (meu remédio da rinite)...rsrs
bjos p/ vc e um fim de semana abençoado.
Ah! a Meire aí em cima é extraordinária.

Anônimo disse...

Keiko (rainha das minhas sobrinhas quando viam os vídeos da turminha Ká Entre Nós),
Muito obrigada por este post. Vai ser MUITO útil.
Não sou consumidora de alguns deles, mas na dúvida...
Só uma coisa (porque sou carioca): tem feijão preto aí?
;-)

Keiko disse...

Sandra:
Nao se preocupe, feijao preto tem sim!

Alias, comemos hoje um delicioso, com ovo frito, arroz, banana e carne moida (vegetal pra mim), diz a Marcia que eh o auge da carioquice.

Nao se preocupe, a gente se vira, e sobrevive.

bjin,
Keiko

Anônimo disse...

HAHAHA...

A sua lista é parecida com a minha, mas um pouco menor até... pra voce ter uma ideia, eu coloco comidas em todas as 4 ou 5 malas que trago.

eu também trago sabonetes, pois não suporto o cheiro dos sabonetes daqui, condicionador pra bebê, sabonete de bebê que também não tem aqui, entre outras coisas...

Anônimo disse...

"...e não deixar para depois o que pode ser feito absolutamente agora..."

Pra cima de mim? De qualquer forma, fica a torcida!

Beijos;
Ny

Dani, Annie e Luiz disse...

Estamos usando a pomada Penaten, muito boa, Annie não teve assaduras.