2

Aconselhamento Gestacional

Hoje fui visitar um casal de amigos, tambem brasileiros, gravidos de 4 meses. Me senti A especialista, e nao foi pelos conselhos de terapeuta ocupacional que eles queriam por conta de uma suspeita de toxoplasmose, mas sim pelos simples conselhos de mae. Embora as vezes eu ainda me surpreenda com a ideia de que sim, eu sou mae, nunca pensei q em 4 meses eu tivesse sido capaz de acumular tamanha experiencia maternal.

Fui logo falando que esse negocio de enxoval, jah me disse minha sabia vozinha de 88 anos, eh coisa do tempo em que se confecionavam as roupas da crianca, hoje em dia q vc vai a qualquer loja e compra tudo pronto, nao ha a menor necessidade de se ter 429 roupinhas, mantinhas, casaquinhos e outros tantos "inhos" e "inhas" dos quais vc acaba usando metade.
Princhuquinho aqui com 4 meses jah tem um saco de roupas gigante pro irmaozinho (aos exaltados acalmem-se, o irmaozinho nao vem tao cedo). Me parte o coracao colocar de lado um macacaozinho (mas q mania de colocar tudo no diminutivo, soh pq eh de nene!) que soh foi usado 1 vezinha (e olha o diminutivo), ou pior, nenhuma - pq a mamae aqui tem um certo probleminha de organizacao e esqueceu o macacao guardado - mas a galera nao perdoa, e soh pq o nene nao consegue esticar a perninha dentro do macacao, jah acham ruindade. O pai nao se conforma, mas tem dias q eu troco a roupa dele (do bebe, nao do pai) umas 3 vezes, soh pra dar a(a) roupa a chance de ser usada. O marido da amiga adorou o conselho e jah foi logo agradecendo a economia q a nossa visita renderia, jah que a esposa jah estava, como toda boa gravida, avida pela colecao inteira da baby GAP.

As dicas tb passaram pelas roupas de gravida (minha maior alegria foi uma calca jeans com elasticao q segura a barriga, para q a mesma nao caia, sensacao q soh quem jah esteve gravida pode entender...) e pelo meu voto contra sutia de amamentacao, completamente descenessario ao meu ver.

Tambem falamos da luta por encontrar uma vaga em creche por aqui, e que portanto ela deveira colocar imediatamente o bebe na fila de espera (esse eh brasileiro mesmo, nem nasceu e jah nao pode ver uma fila...), dos esquemas pra fazer o serzinho dormir (travesseiros na frente e atras, coloca de bruco, depois vira de frente e vixe...) e muitas outras coisas q ateh pensei em escrever aqui, mas agora deu preguica...eh, pq mae tem preguica tb, e amanha eh segunda feira...nao que isso tecnicamente faca muita diferenca jah que hoje eu deveria ter trabalhado tanto quanto amanha - mas isto eh assunto pra outro post.

E como nao poderia ser diferente, na lista de conselhos da expert, o conselho mais importante:
"nao ouca os conselhos de ninguem, ou melhor, ateh ouca, mas siga mesmo o seu coracao, a sua intuicao e a sua paciencia, o resto, para sua sanidade, ignore".

2 comentários:

Flávia disse...

Keiko,

Eu já sou a fã número 1 do sutiã de amamentação. O que abre por cima, com um dedo só, então nem se fala ! Mais prático só se fosse auto-limpante.

O meu conselho para a sua amiga seria: invista num Baby Björn. Sem dúvida, o melhor de todos os acessórios para bebê. Graças a ele, o Pacotinho de Alegria sempre foi um bebê tranqüilo, nunca teve cólica, tirava altas sonecas pendurado na gente e só saiu de casa no carrinho com 3 meses.

Quanto ao sono, recomendo "Soluções Para Noites Sem Choro", uma comunidade do Orkut.

Beijinhos.

Keiko disse...

Flávia,

Pois é, eu já acho mais prático "abaixar"o bojo do que encontrar o pininho do sutia...deve ser problema de coordenação mesmo, mas um auto-limpante seria ótimo!

Eu tb gosto do canguru agora q ele está mais durinho, antes eu achava que ele ficava muito "tronxo", como diria meu marido. tentei o sling tb, mas não deu muito certo.

Mas suas dicas serão repassadas