6

Fofuras mil

Fofurinha da Estrela (da epoca que para o boneco fazer xixi "de verdade" tinha que apertar a barriguinha) aqui de casa esta mesmo cada dia mais fofo, se eh q isso eh possivel...e nao, eu nao sou uma mae coruja, se trata da realidade.

A mae terapeuta, neurotica como se pode ser, anda preocupadissima porque com 4 meses e meio, Fofurinha ainda nao rola, acho que eh um pouquinho de preguica, ele vai ateh a metade do percurso e desiste...ai volta. E nao ha estimulo terapeutico q o convenca, mas tudo bem, cada crianca tem seu ritmo, nao existe um padrao, jah dizia uma terapeuta que eu conheco, pra todas as maes neuroticas de pacientes...essa gentinha!

Nao rolacoes a parte, as novas aquisicoes: a outrora simples e calma tarefa de mamar virou uma luta contra os estimulos do ambiente. Qualquer fonte luminosa, voz, barulho e ateh o espirro da mamae eh motivo pra parar tudo, procurar a fonte, sorrir, comentar o assunto e soh depois, com sorte, voltar a mamar. Se o tal distrator for muito interessante, a fome ateh passa. Jah se a mae estiver com pressa por qualquer razao, a fome nao passa, e o tempo pra retornar pra mamada eh maior, sob risco de protestos e ateh mordidas (por enquanto desdentadas, mas temos q trabalhar nisso - ideias?)

A segunda grande aquisicao de Fofurinha foi a descoberta do espelho. Ele ateh jah andava desconfiado que tinha alguem dentro daquela coisa brilhante, mas foi soh essa semana que ele descobriu quem era. Agora se delicia apreciando aquele ser fofinho do outro lado. Olha soh que beleza, quem precisa de um irmaozinho se jah esxistem varios bebezinhos pela casa, que conversam quando vc conversa, riem quando vc ri, esticam a mao pra te pegar tb, fazem bolinhas de baba, dao risada...e ainda por cima, nao estragam seus brinquedos! (Vantagens de ser irma do meio, estragava os brinquedos do mais velho e o mais novo era muito novo ateh pra dar ciumes...amo meus irmaos! )

O lado "ser-social" de Fofurinha tb esta em alta. Abre o sorrisao banguela pra qualquer pessoa, conhecida ou nao, que olha pra ele. Se conversar entao, as chances sao grandes de se ouvir uma gargalhada. Pela mesma razao todo mundo sente-se impelido a pegar Fofurinha no colo. Em meio a conhecidos, as vezes fica ateh dificil pra achar depois (alguem viu um nene por ai? Ele eh assim fofinho, meio galeguinho, semi-careca e nao anda!), ou em caso de estranhos (nao na rua, vale explicar - estranhos em ambientes familiares - pra ninguem achar que eu sou maluca o suficiente pra deixar qualquer estranho no elevador pega meu nene), a mae se depara com o dilema: deixa ou nao deixa pegar, e se deixa, o desespero toma conta e a vigilancia eh tanta (tem gente que acha que soh pq o nene jah esta "durinho" nao precisa apoiar as costas, e jah pode tomar coca-cola) que o estranho finalmente se convence que nao eh legal ficar querendo pegar o nene dos outros.

Mas ando mesmo ansiosa pra ter aquelas historias fofissimas de falas e feitos de crianca pra contar...enquanto nao tenho as minhas, conto a dos outros:
Da sobrinha do marido (que eh minha sobrinha tb) lah pelos 6 anos:
- Mae, compra uma mochila do Power Rangers pra mim? (Confesso que nao lembro quem era o personagem, mas sei que era alguma dessas coisas de TV, de qualidade pouco duvidosa que as criancas tendem a adorar)
- Nao filha, vc sabe que a mamae nao gosta que vc assista essas coisas, entao nao eh bom ter mochila tb.
- Entao compra uma mochila da Xuxa? (Partindo do mesmo principio)
- Nao filha, vc sabe que a gente nao assiste essas coisas...
- Ah, entao compra uma mochila do Jornal Nacional!

6 comentários:

Flávia disse...

Keiko,

Não estressa, Terapeuta ! O Pacotinho de Movimentos rolou pela primeira vez (de bruços para as costas, porque é do contra) 2 dias antes de completar 3 meses. Aí parou e não rolou mais por 2 ou 3 semanas. Agora rola dos dois jeitos. Fica MUITO mais difícil trocar a fralda quando eles rolam, viu ?

Para parar de morder o peito (aliás, como podem gengivas banguelas serem tão afiadas ?), a dica é apertar o rosto da criança contra o seio. O nariz fica bloqueado e eles abrem a boca imediatamente. Você pode apertar o nariz dele também.

E eu posso escrever uma tese sobre a falta de concentração para mamar depois dos 3 meses ! O daqui de casa agora deu para enfiar as mãos na minha boca se eu falar qualquer coisa enquanto ele mama.

Beijinho,
Nós do Iglu.

Flávia disse...

Já que vale caso de sobrinhos:

Minha sobrinha de 2 anos e meio tem mania de Barbie. Quer a mochila da Barbie, só toma água de coco se alguém disser que é o coco da Barbie e por aí vai.

A mãe dela chega cansada em casa, deita na cama e diz, numa expressão muito comum em Brasília:
- Estou só a capa do Batman.
E a menininha, deitando na cama do lado da mãe:
- Eu também, mas eu tô só a tapa da Barbie.

L disse...

Oi Keiko!!! Legal q você me achou na blogolândia, foi através do Marco então?

Menina, vc tem q ter um email conectado com seu blog, pra eu poder mandar email (cria um com o nome do blog e acrescenta lá no teu profile).

Mas por enquanto a gente vai conversando por aqui. Meu email do blog é mamaintranslation AT gmail DOT com (daí eu pego seu email e te escrevo do meu email regular).

Bom, deixa eu ir comentar nos outros posts. E preciso logo adicionar vc no meu "blogroll" assim não deixo de lê-la sempre.

Que legal! Estou super empolgada em achar seu blog, estou aqui dando pulinhos de alegria. E pode comentar a vontade em português, espero que não se encha de ler em inglês, desculpe aí :)

Anônimo disse...

Oi miga,
Arranjei um tempinho pra fazer a leitura geral do seu blog, afinal de contas tenho q estar informada hihihihi, olha eu juro q nao fui eu quem ofereceu coca pro meu fofucho, eu juro.
SE a sogretiz ler isso vai sair me acusando de novo! :(
Bjs

Anônimo disse...

Oi miga,
Arranjei um tempinho pra fazer a leitura geral do seu blog, afinal de contas tenho q estar informada hihihihi, olha eu juro q nao fui eu quem ofereceu coca pro meu fofucho, eu juro.
SE a sogretiz ler isso vai sair me acusando de novo! :(
Bjs Bibs

Anônimo disse...

Oi miga,
Arranjei um tempinho pra fazer a leitura geral do seu blog, afinal de contas tenho q estar informada hihihihi, olha eu juro q nao fui eu quem ofereceu coca pro meu fofucho, eu juro.
SE a sogretiz ler isso vai sair me acusando de novo! :(
Bjs