6

Lições do inverno

Diretamente de um computador sem acentos (explicacao no fim do post)

Quem pensa que a unica coisa que se aprende no inverno em terras glaciais eh que o termometro tem de fato um lado negativo, esta muito enganado. O inverno eh de fato um momento de aprendizagem intensa.

Licões de física que 3 anos de ensino médio não te ensinaram:
Energia estática, aquela que deixa seu cabelo arrepiado quando voce tira a toca e que te faz tomar choques ao encostar em qualquer coisa metalica (carrinho do supermercado, macanetas e afins) e que ao mesmo tempo te fazem parecer uma pessoa completamente maluca que fica testando pra ver se as coisas vao dar choque antes de efetivamente toca-las- embora eu realmente nao saiba dizer se isso tem a ver com energia estastica ou algum outro fenomeno fisico qualquer, porque infelizmente os choques nao vem acompanhados de um quadro negro pra definicoes teoricas e se tem uma coisa que eu nao sei nesta vida eh fisica (este talvez seria ateh um momento de admitir que nao li nenhuma questao da prova de fisica da Fuvest, coloquei "c " pra todas e ainda acertei mais do que a media, Lilian, por favor nao conte isso pro K :).
Estados fisicos da agua - voce coloca um cachecol enrolado do pescoco ateh o nariz pra assegurar
que a menor area possivel esta descoberta, depois voce respira (mas esta eh uma licao de biologia), a agua, em seu estado gasoso sai da sua boca em forma de vapor e gruda no seu cabelo em estado liquido. Minutos depois seu cabelo expoe uma colecao de mini estalactites, impressionante.

Licoes de psicologia:
Voce aprende que calor, ao contrário do frio, é psicológico. Ja que nao venha me dizer que sentir frio a -20 eh psicologico, agora, sentir calor no metro lotado, quando voce esta toda empacotada e nao quer ficar carregando o casaco e todos os mil acessorios, isso sim depende meramente de um controle psicologico.

Licoes sobre a cultura local:
Voce aprende a incorporar habitos locais como olhar termômetro e a previsao meteorologica antes de sair de casa nao eh soh questao de adaptacao, mas de sobrevivencia. Voce nao quer por exemplo, ir trabalhar sob uma nevasca soh pra encontrar a creche do filho fechada e ninguem no seu trabalho. Tambem aprende que passar frio dentro de casa e nao querer tirar a roupa pra tomar banho eh coisa de pais quente, jah que aqui, dentro de casa pelo menos, eh vc quem manda na temperatura. Aprende finalmente que nem soh de comida congelada vive um freezer, mas de pessoas que saem, brincam, fazem esportes e assistem concertos dentro dele (do freezer) e ainda eventualmente sobrevivem.

Licoes de moda:

Voce aprende que vaidade eh um conceito a ser abandonao em detrimento de outros um pouco mais essenciais como seguranca, conforto e sobrevivencia e assim vc vai esquiar parecendo o Fofao, passa meses sem usar salto, usando o mesmo casacao dia apos dia e acessorios que podem ser horriveis, desde que sejam quentes. Alias, vc aprende tambem que cachecol, gorro e luva que vc usava de vem em quando em Sao Paulo soh pra ficar gatinha, nao sao acessorios, mas items do kit basico de sobrevivencia e primeiro socorros - nunca saia de casa sem eles, ou aceite ter pontas de dedos congelados, dor de cabeca de frio e boca rachada - o que vai servir pra te lembrar no outro dia de nao sair de casa sem eles. Alias, gradualmente vc aprende a amar sua crescente colecao de items de inverno mais do que suas bolsas...

Licoes sobre lexico essencial:

Seu filho de pouco mais de 1 ano e meio fica gritando: mao? mao? mao? quando veste o casaco e nao acha a mao e sabe falar: " Ta fiu! " (ta frio) toda vez que sai, "caquecol" (cachecol) , "papeu" (chapeu), "uva" (luva) e "neve" e " snowman" (homem de neve), mas nao tem ideia do que seja areia, praia e castelinho de areia.

E eh justamente pra remediar esta ultima situacao e mostrar pro menino que existem outras cores no mundo que nao a branca, que estamos escapando pra terrinha amada, idolatrada, salve-salve para uma semaninha na praia. O computador sem acentos eh da vovo aqui em Washington onde demos uma paradinha rapida, seguindo para la onde o sol eh quente, o chao eh bege e agua de coco eh abundante e a unica licao a aprender eh como ficar lagartixando no sol sem pensar em absolutamente nada.

Mando noticias, mas sei que vou estar muito ocupada comendo tapioca e picole de limao, alegria impar!






6 comentários:

Anônimo disse...

Liçao culinaria - é permitido tomar sorvete no inverno sem necessariamente passar frio.

Marcia

Lilian disse...

AHHHHH, que invejaaaaa!!!

Totalmente me identifiquei com o lance do choque. eu ODEIO levar choque e por anos a fio eu parecia uma idiota, (e ainda pareço quando esqueço o truque q já vou mencionar) hesitando em encostar no carro para abrir a porta, morrendo de medo de abrir aquelas portas de freezer de supermercado, ou mesmo de encostar nas gôndolas acidentalmente.

Até q o K (não vou contar) me explicou que se eu estiver com uma chave (ou outro objeto de metal) na mão e encostá-la na superfície "choquenta" a eletricidade estática irá descarregar-se e eu não levarei choque. EUREKA!!!

Então agora eu pareço só levemente menos doida para os passeuntes na rua e outros clientes do supermercado -- ando de chave em punho encostando nas coisas!!

Dá muito choque também nos playgrounds de plástico q os meninos usam, uma vez até fiz o Kelvin descer escorregador, etc, com uma chave na mão... é, coisas de lugar frio sim.

Mas arruma um jeito de escrever lá da praia!! que inveja!!!!!!!!!!!!!!!!1 nevou aqui ontem.

bibi move disse...

eu tinha elaborado um comentário, mas com esse fim de post drástico e humilhante para aquelas que FICAM me abstenho e faço uma greve de silêncio pra vocês.
*
*
*
*
**
***
****
ok ok, eu ñ sei ser má:
DIVIRTAM-SE!
(ps: minha mãe chegou e esqueceu meu ovo nha benta de maracujá em cima da mesa do escritório do meu avô, vê se pode?!)

***TATTY* disse...

Já voltou pra casa? Se for passar por São Paulo avisa pra eu poder dar suas coisinhas pq daqui a pouco vou ter que mandar por container (brincadeirinha, nem tem tanta coisa assim!)
Por acaso vc não trouxe o frio com vc não né? Pq meu tio veio pra São Paulo (mora nos EUA) e só fez trazer chuva pra cá...se bem que um pouquinho de chuva pra refrescar até que ia ser bom, hj fez 32 graus...ufa...agora deve tá uns 28...ADORO O BRASIL...kkk
BOA VIAGEM!BJus

Dani e Rafa disse...

Simplesmente ADOREI!!! É isso ai, o inverno apesar de "sofrido" tb nos ensina mtas coisas..Qto ao calor psicológico, eu acho que preciso aprender a me controlar melhor, eu ainda morro de calor dentro do metrô e não há nada que me faça ficar cheia de roupa por lá

Beijos

Anônimo disse...

Que história é essa de que 3 anos de ensino médio não te ensinaram física? E responder c em todas de física na FUVEST?? que espécie de professor de física você teve no ensino médio??? Acho que secretamente o seu professor queria ter mandado você para a sibéria depois destas revelações, mas ele me confidenciou que Montreal é geladeira suficiente para pagar os seus pecados de estudante...