26

Questão de nome

De todos os dilemas que cercam a vida pré-maternidade, nenhum outro, na minha vasta experiência, gera mais polêmica do que a escolha do nome. Com o primogênito Zack a questão foi assim. Após muito debate esse nome apareceu na minha cabeça do nada e ninguém, nem todas as potestades familiares contra, me convenceram do contrário. Cara feia da vó, caras estranhas dos amigos e agora cá está, Zack, o menino que todo mundo adora (é, é meu filho e eu me acho, vai encarar?) e ponto final.

A polêmica já seria grande suficiente se ficasse entre o casal, mas obviamente que, família com 6 tias-avós e 2 tios de um lado e uma avó e 4 tias do outro, não ia deixar a coisa assim barata. Afinal de contas, todo mundo sabe, que família que é unida, dá palpite unida.

Os meus critérios são simples: nome curto, fácil em qualquer uma das 3 línguas as quais a pobre criança estará exposta, algo que não seja breguinha, que não pareça com nome de personagem de novela mexicana e que seja original, mas não seja nada assim muito criativo do tipo "Nyrlei", o nome da amiga que autoriza o uso do nome como exemplo do que o excesso de criatividade ao dar nome pros filhos pode fazer com uma pessoa. Ela é bem resolvida com a questão, mas vai saber...a psique das crianças de hoje em dia não é assim tão forte como antigamente.

O lado mineiro, e que portanto acha que é lei dar nomes que comecem com a mesma letra, ou que rimem, ou qualquer coisa do tipo, acha imperativo que a irmã de Zack se chame qualquer coisa do tipo Ziguifrida ou Zarostra, poderia até ser Zoe, mas houve veto do pai, já pensando nos anos escolares que poderiam ser passados no Brasil onde a menina seria zoada. Zara passaria no critério, mas sei lá, de Zara pra C&A e Renner era um pulo, e vai que a menina acabava chamando Daslu só pra começar com a mesma letra do primeiro nome da mãe.

Irmãozack quando questionado sobre o assunto sempre tem idéias ótimas, a última foi: Tun-ta-ca-ma, seguindo o padrão dos nomes dos bichos dele, que sempre tem quatro sílabas articuladas. Não querendo ignorar os seus direitos como primogênito, mas acho que a menina pode ficar meio chateada.


Semana passada com a internação e a possibilidade de um nascimento precoce, o desespero tomou conta, a criança ia nascer sem nome e foi assim que 70% das minhas conversas com Princhuco no hospital foram em torno do nome da menina desnomeada. Fizemos testes do tipo chamar o nome em diferentes tons de voz (bravo, calmo, sussurando...) mas não adiantou, continuamos sem um veredito. E foi assim, que Papito teve a brilhante idéia (não tem mais acento??) de criar uma enquete no blog. Nada como botar o destino da menina nas mãos do povo. Funciona assim: dê seu voto em um dos nomes a seguir, dê seus argumentos, e se você tiver alguma outra idéia brilhante que siga os critérios (vide terceiro parágrafo) também vale. No final das contas, se todo mundo votar no nome que eu mais gosto mesmo, então fica esse :-) Que nada, seu voto será cuidadosamente analisado e considerado pela nossa equipe (constituída por mim e Princhuco), voto de familiares tem peso 2 pra ninguém se sentir injustiçado.

As opções até o momento são:
1. Mel
2. Liz
3. Nina
4. Maggie
5. Yumi

Vamos lá, dê seu voto, assim se em algum momento da vida ela odiar o próprio nome eu posso dizer que a culpa não foi minha.

26 comentários:

Kell disse...

Nina! É o que soa mais meigo.
O Chu votou em Liz ou Maggie.
Beijos!

Josi disse...

Mel é o nome da cadela labrador da minha prima e depois é o resultado do vômito da abelha.
Liz é marca de lingerie aqui no Brasil...mas é bonitinho.
Nina, eu tinha uma amiga descendente de alemães com este nome. Eu achava legal.
Maggie termina com o mesmo som que Zack (se vcs falarem Zeck, mas tbm não sou nenhuma entendida em fonética brasileira que dirá internacional)
Yumi é o nome de uma aluna super divertida e fofa de uma amiga minha.
Agora qual vcs vão escolher?
Sei lá, tenta juntar com as palavras como vc faz com o Zack, tipo viajack, e vê o que ficar melhor...viajina, bem ia ficar diferente..rsrsrs
Chega né, já dei pitaco demais.

Camila disse...

Vamo lá (quem mandou perguntar? hehehe):

1. Mel é lindão, mas, sei lá, sempre vem uma abelha na minha cabeça;

2. Liz, lindão também. Marido sugeriu esse nome(pra nossa filha que nem zigoto é) pelos mesmos motivos que vocês (devemos nos mudar pra Montreal nos próximos meses, portanto o lance dos 3 idiomas pesa muito mesmo). Acho uma ótima escolha!

3. Nina... Marido sabe que, no fundo, quem vai escolher o nome sou eu e esse é o nome da nossa primeira filha (aquela que ainda não tem nem data de concepção). Qualquer criatura com cordas vocais saudáveis consegue pronunciar este nome. E em qualquer local do mundo. Excelente escolha (excelente é melhor que ótima?)

4. Maggie. Bom... Nada contra as patricinhas cheerleaders de filmes de high school da seção da tarde. Mas Maggie me soa meio Kimberly, sabe? Não tem meu voto, mas confesso que é bonitinho, vai.

5. Yumi! UAU! Yumi é lindão, segue à risca todos os seus critérios e tem uma vantagem expressiva na comparação com os outros: é mais criativo e é CHARMOSÍSSIMO! Definitivamente, Mel, Liz, Nina e Maggie que me perdoem, mas Yumi é campeão...

Unknown disse...

Liz is the best!

Anônimo disse...

Vixi, nunca comentei aqui mas vou dar palpite...
4. Maggie é o meu voto. É meigo e bem fácil de pronunciar...

Unknown disse...

Yumi! que pizza gostosa!

Claudia S disse...

Maggie é o nome da minha dog. E Mel da minha tia. Mas tem muitas dogs com nomes de meninas, certo?
Minha prima se chama Yumi. Gostei!

bibi move disse...

eeeba- eu adoro as lendas de nome!
Primeiro gostaria de sugerir que o nome não fose decidido até ver a cara da pitoca. Você sabe, de repente ela tem cara de Lia e vcs decidiram outra coisa? Voce sabe, tom chamou francisco durante dois dias, até a gente ver que ele, de cara desinchada de líquido amniótico tinha cara de tom.
Eu gosto muito de Nina e de Liz, da tua lista. Muito mesmo. Outro que eu gosto é Lina, e tbém tenho uma amiga querida que se chama Melina, cujo apelido é Mel, mas aí sobram sílabas né?
beijocas
bibi

t1 Diabetes disse...

voto em dois: Nina ou Yumi.
torcendo aqui por uma gravidez e parto saudavel! um abraco...

***TATTY* disse...

São todos lindos mas eh claro que não vou perder a oportunidade...kkk
Não esquenta não, qualquer um dá pra zoar (eu gosto de ZOE, quase que a Sophia levou esse nome, mas esse foi um problema!!!)
1. Mel.....delícia com pão francês e manteiga...sorry...
2. Liz....Gosto, mas ainda não é o favorito e preciso concordar com a colega que lembrou da marca de lingerie.
3. Nina...Lindo, meigo, cara de nome de menina....tem meu voto (mas já vá sabendo que se-quando-em-um-futuro-bem-distante eu tiver uma outra menina o nome vai ser o mesmo sem a menor vergonha....afinal de contas a Sophia ganhou esse nome depois da minha inabilidade quando criança de brincar de bonecas e por ser o nome de uma das minhas gatas...Uma Sophia e a outra NINA....então não poderia ser diferente meu voto!!!
4. Maggie...Simpson? Ou o tempero?
5. Yumi....Me lembra aquelas balinhas de gelatina...Yumi patas...rs...
Sacanagem hein Keiko....kkk...só pra te confundir mais...e claro que pra o NINA ganhar....Já tô até vendo a NINA correndo por aí com esse vestidinho rosa aí de baixo (que claro que não vai caber mais qd ela estiver andando, mas vale a imaginação!)
PS: Estou de mudança minha filha, quase 1 mês sem vir na minha mãe, e male-male vendo meus e-mails...Adorei todos meu presentinhos, pena que não nos vimos...Tks!
Vi seu ultimo post (vou ler de novo pq li correndo) vc já foi pra casa????
Se cuida
Bjus

Anônimo disse...

Nossa Keiko,

Estou, exatamente, nessa fase de escolher o nome.

Também tenho que pensar nas 3 linguas, apesar de não estar em Quebec, ainda, a familia do marido é da França, então todos tem que saber falar o nome, né??

Para piorar ainda não sei o sexo do bebe e minha primeira filha se chama Raja, que eu amo e é super diferente, mas como arrumar outro nome no mesmo estilo???

Tarefa árdua!!!!

Gostei de todos que você falou, mas não gosto de dar pitaco, vai que a menina fica com ódio mortal da vida virtual, na geração dela seria muito ruim!!!!

Fabiana

Anônimo disse...

posso votar duas vezes?? Achei Mel e Nina. São nomes muito fofos, fáceis de serem pronunciados e a pequenina não será motivo de chacota na escola com nenhum dos dois nomes. Ou um ou outro, por favor, nada de nome composto tipo "Nina Mel", senão embarangueia o nome. Maggie nem pensar, porque é o nome de uma das personagens dos Simpsons. Yumi é o nome de uma gomina/geleinha que tem aqui no Brasil, vc provavelmente já comeu quando criança. E Liz sei lá, me soa uma adolescente gótica. Pronto, votei.

Anônimo disse...

E só comentando o nome do Zack, que ficou meio excluído com a votação do nome da irmãzinha (tem que dar atenção para os dois, né!): acho um nome muito original. Tão original que até colocaria o nome no meu futuro filho, ainda sequer concebido, e sem previsão de concepção.

Lizzie - www.surtandoemfrances.wordpress.com disse...

Nossa, que delícia votar nessa enquete! Primeiro porque nos meus anos de EUA já tinha decidido que se tivesse um casal de filhos, iam se chamar Zoe e Zack (é, pois é!! Bom gosto você tem, viu?) mas como o nome da minha hipotética pimpolha Zoe está fora de cogitação, vou votar no meu próprio! Liz é absolutamente adorável. Se for Lizzie, também. Mas amei sua lista de nomes! (e o Ale aqui do lado já achou que Zara é lindo e quer dar esse nome quando alguma garotinha vier por ai). Se divirta com a escolha!

Isabela disse...

Oi Keiko,

Well, eu acho Liz o mais bonito. Me lembra fleur de lis, que é uma flor linda.

Bjs,

Isabela.

cecisantiago disse...

Essa enquete está demais..kkk!
Bem,já que é pra opinar lá vou eu...
1- Mel, como já dita por outras..foi nome de uma cachorra Fila que tive, e é o nome de uma de uma amiga minha..
2-Maggie...enjoadinha....
3-Yumi: parece inhame...ou aquela figura de linguagem usada no Inglês quando se gosta da comida.
4-Nina é bem lindinho. Adorei!!Acho super carinhoso de chamar..parece minha menina abreviado!
5-E Liz...amo esse nome! Concordo que pode ser marca disso ou daquilo, mas é sonoro com o nome do irmão.
Agora se for ligar pra apelidos etc,etc..o meu é Cecília e meu apelido era cenourinha, pois eu era magrinha quando pequena...e por aí vai. Com o meu filhote..um belo dia, do nada, nem sabia que era menino, o nome me veio. Fiquei mais de 10 semanas pra tirar da cabeça do marido e Cia de não colocarmos o nome dele, na verdade o apelido dele, e o que convenceu foi o significado. Enfim, siga seus instintos!!!!!Todos os outros nomes que pensei não ficariam bem no inglês: Bia e Luna.Mil beijos e continua dando notícias!!Ciça

Ana disse...

Oie, meu nome é Ana, e provavelmente meu voto não contará muito, já que nunca comentei por aqui apesar de ler sempre.

Em todo caso voto em Liz... não sei, me parece um nome "universal", soa como algo calmo, tranquilo, e de uma beleza única... tipo flor de liz. É o que me transmite.

Abraços e desejos de coisas boas na vida de vocês!

Anônimo disse...

Maggie no Brasil vai acabar ivrando "Magi" no melhor estilo caldo de carne ou de legumes

Meu voto é pra NINA!

Lúcia Soares disse...

(Não li nenhuma das sugestões acima, ainda. Vou votar primeiro).
Minha escolha é Nina.
Minha filha está grávida de gêmeos e mudou os nomes por 3 vezes, influenciada por parentes. Acho que os pais é que devem escolher, e que se danem as pessoas que não concordarem! No seu caso, vocês optaram por pedir ajuda. Mas irão manter o nome que escolheram, não tenha dúvida!
Minha 2a opção é Yume. Lindo demais. Combina com você!

Anônimo disse...

O nome da minha filha eh Melanie e todo mundo a chama de Mel. O que eu acho super meigo. O meu voto eh para Mel.
Boa sorte

Anônimo disse...

sinto muito povo, mas como meu voto, devido ao regulamento é peso 2 e devido a primogenitura sinto informar q quando a keiko era pequena (no caso dela (1,51m) essa frase só teria sentido se eu disse "quando era mais nova") ela nao fazia nada sem o meu consentimento, (inclusive, secretamente vou revelar isto aqui ela só casou com o princhuco pq eu achei ele legal pro jogar basquete e me dar brinquedos da loja dele..rs).. então sinto muito mas a soma de todos os votos aqui neste forum talvez apenas faca 'cosquinhas' na decisao final visto q eu estou dando o meu parecer e verecdito...
bom, dito isto de maneira bem 'humilde' o meu voto vai para:

Liz ou Nina, que pra mim são os mais bonitinhos e com personalidade, mas q no fundo são os mais votados até aqui e como eu acredito piamente na inteligencia, astucia e elegancia de quem lê esta bodega e como eu não tenho muita personalidade achei melhor ir com "a voz do povo é a voz de Deus"...

Denilson, o irmao mais velho.

Josi disse...

Voltei pra ver como andava a votação dos nomes.
Eu gosto mais de Nina, como não votei só comentei, então meu voto vai pra Nina e vc que se vire ai pra escrever suas palavras misturadas com os nomes..rsrsrs
Boa sorte na escolha

Flavinha disse...

Nina! Meu voto é NINA! è um nome que eu gostaria de ccolocar na minha filha (que ainda não foi concebida), mas que já foi reprovado pelo marido lindo. Se bem que ele também gosta do nome, mas tem outro que ele gosta mais!

Li agora os 3 últimos posts! Que sufoco, hein? O que te salva é seu bom humor! Nem diabetes gestacional vai abalar você! Estou na torcida e feliz por estar tudo sob controle!

Beijocas

Lilian disse...

Liz

ou

Yumi, que é muito fofo.

Eu não recomendaria: Maggie
Além de ser um nome q eu não gosto, é irlandês demais para uma garotinha q provavelmente vai ter uns olhos um tanto amendoados ;-)

(além de q vão zoar no Brasil q a menina é caldo Maggy).

Mel é bonito, mas anda popularesco demais pelo Brasil, eu acho... desde a tal Mel Lisboa. Mas é bonito. clássico, uma boa escolha.

Já Nina... oh, well, it's ok. Tascando-lhe um til, niña, vira menina em espanhol.

Então, taí... votos e comentários.

Anônimo disse...

´´Liz é um pequenino nome muito doce , suave é um nome feliz...
minha filha que nasceu 06.03.2013
se chama Liz...
simplesmente Liz, a sonoridade desse nome é ótima... detalhe para falar Liz, temos que sorrir ,tente,e sorria sempre q pronunciar esse doce nome,LIZ

Anônimo disse...

Para falar Liz ,temos que sorrir.. experimente,Liz...
nome doce,suave,e nos faz sorrir ; LIZ,LIZ,FELIZ!!