7

Colocando o Sapato (na janela do quintal...)


As fotos de natal da mãe organizada: Perceba o charme do cenário com a tomada ao fundo...


Amanhã é o último dia útil antes do Natal, mas por aqui o clima já é de feriado. Já que por aqui, pra quem não sabe, no fim do ano são duas semaninhas de feriado e só.

Natalinack em pleno aniversário de maior idade bebesística (18 meses de praia, digo, de neve) decidiu tirar o dia "off" e ficou com um febrão danado, o que segurou Papito em casa enquanto Mamita, não tendo opção, saiu pra encarar o Rally dos Sertões, digo, o Rally do Pólo Norte. Pense você que dirigir em uma cidade pós-consecutivas nevascas é tarefa pra qualquer um...eu estou me sentindo suficientemente diplomada pra ir pro próximo Paris-Dakar (embora eu ache que o trajeto não seja mais Paris-Dakar-?-), é só trocar o "tudo branco" da neve pelo "tudo marrom" da areia do deserto e estou no páreo. Derrapadas, carro virando 180 graus sozinho, transpor dunas de neve e até fazer balisa sobre uma montanha de neve, tudo treinado. Só fui mesmo motivada pela visão de que este era o meu último dia útil antes das duas semanas de pura inutilidade...ah! Inutilidade...que falta você me faz!

Mas bom, voltando ao clima de feriado, se você esquecer que está há 3 horas no trânsito tentando chegar em casa e que já parou em todos os "drive-thru" do caminho e portanto já consumiu calorias suficientes pro ano novo inteiro, ligar o rádio em qualquer estação tocando músicas natalinas e olhar aquela neve toda caindo, tudo branquinho, as luzinhas das casas refletindo na neve, Papai Noel vestido apropriadamente para o clima, as crianças com pazinha e baldinho de areia construindo bonecos de neve...nossa, você realmente saca qual é a do "Natal Branco" e vê que poxa vida, não é que o Natal tem a maior cara de Natal?
A alegria natalina toma conta de vez e você sai cantarolando "Pinheirinhos que alegria" quando você recebe uma ligação desesperada do irmão do Brasil perguntando qual é mesmo o personagem preferido do Cocóricó de Cocóricack, porque contra todas as probabilidades, ele conseguiu o visto americano (que ele pediu há menos de 1 mês, porque deixar as coisas pra última hora é gene dominante na minha família) e conseguiu também passagem (que ele foi ver segunda-feira), ou seja, vem passar o Natal com a família expatriada (nos E.U.A, já que a mãe e o irmãozinho estão por lá, mãe casada com gringo e proibida pelo Tio Sam de sair do país até que tenha o afamado green card).

Mas é aí que você também lembra que, embora conheça bem o verdadeiro significado do natal, todo mundo está esperando um presentinho, e adivinhe...você ainda não tem nenhum. Aí você lembra que quando você crescer, até pensa em ser uma pessoa minimamente organizada e com uma vida planejada, do tipo que escreve na agenda e faz e não fica escrevendo nos próximos dias: "olhar ontem", "olhar antes de ontem", "olhar semana passada", para saber tudo o que tinha que ter feito mas jamais fará. E quando você for assim, há 4 dias do natal você já vai ter todos os presentes comprados e embrulhados, sob a árvore de Natal. Aliás, você vai até ter montado sua árvore de Natal.

E é assim que amanhã eu serei uma dessas pessoas ridículas, que arrasta um menino meio doentinho (mas que pelo menos é o único que já tem presente de natal garantido, o que ele aliás está aguardando ansiosamente, é claro) por um shopping lotado comprando roupa pro marido que detesta ganhar roupa, roupa pra mãe que adora ganhar roupa, roupa para os irmãos que já tem roupa para os próximos 20 anos. Bem eu que em uma época remota, tinha como filosofia só dar presentes criativos. O que me redime é que pelo menos nos cartões eu gasto um tempinho e mesmo que o presente não seja lá essas coisas, os cartões dão a mensagem. Afinal de contas, todo mundo gosta de um agradinho material, mas ninguém cruza o mundo, liga todo dia falando que está esperando e aguarda o ano inteiro pra ganhar presente, mas o que todo mundo quer é ser lembrado de que, mesmo longe, mesmo não ligando tanto quanto devia, o amor que a gente sente é tão grande que nem cabe em uma caixa de presente qualquer e que a maior alegria natalina é ter mesmo sua família por perto - e depois de saber disso ninguém liga mais pro presente xoxo. Ou se liga não tem coragem de dizer. Em qualquer um dos casos o que vale é o clima de tudo é paz.

Pois é, amanhã é o último dia útil antes do Natal e depois de entregar uns formulários na faculdade e levar uns presentinhos para as professoras de Crechack, eu vou sair as compras, mas também queria passar no museu de Belas Artes já que é o último dia "de graça" (ô pobreza!), cortar o cabelo, passar em uma feira de artensanato quebecois, ir à academia para amagrecer 10 kg antes do natal (nesse caso acho que eu deveria ir no consultório do Pitanguy), preparar a aulinha de Natal da escola sabatina, ensaiar uma música que vamos cantar, fazer biscoitinhos daqueles em formato de homenzinho para as crianças da igreja, fazer um bolo de cenoura que você venho prometendo há anos para a amiga canadense e visitar a inimiga doente (em um gesto de "o verdadeiro espírito do natal"). Mas é claro que metade disso vai pra agenda de 2008 (ah sim, porque depois do apoio moral dos caros leitores eu decidí que em 2008 vou ter agenda de papel de novo), no formato: "Olhar ano passado".

Como amanhã a agenda está cheia, sábado pior ainda e domingo cedinho partimos rumo ao sul (o sul aqui pertinho, não o sul da terrinha amada, infelizmente), já vou me adiantando e desejando a todos um Natal bem feliz, com peru (vegetariano, pra quem quiser), presentinhos com e sem graça, abraços e palavras só ditas neste dia. Coloquem os sapatinhos na janela do quintal, mas sobretudo não se esqueçam que podem até dizer que Papai Noel não se esquece de ninguém, mas quem não esquece mesmo é Deus, que mandou seu Filho pra nascer aqui, só porque te ama demais!


E a produção um pouco mais produzida do ano passado, graças ao presépio do prédio e ao irmãozinho que estava por aqui pra tirar as tomadas da parede no photoshop, lembrando do verdadeiro presente de Natal, em todos os sentidos.

FELIZ NATAL!!!




7 comentários:

Sandra Vicente disse...

Vou desejar Feliz Natal pessoalmente, tá?

Ylana disse...

Brega dizer, mas terminei de ler o post com lagrimas nos olhos.
Será o natal? Ou a TPM?

Deby disse...

Oi, Keiko
Feliz NAtal pra vc tb.
Já estava com saudades. Ainda não voltei a postar, mas quero ver se passo a visitar meus amigos com mais frequência.
Vim e me atualizei dos seus textos mais que divertidos.
Um 2008 abençoado por Deus.
bjinhos

bibi move disse...

ih..nem me fale. eu comprei NENHUM presente ainda. Mas ao invés de ir hoje, vou deixar pra amanhã. Melhor ainda, vou deixar pra domingo, que de certo todo mundo estará em casa cozinhando.
vish! que roubada.
Pior os cartões que eu comprei com muuuita antecedência pra mandar, há 2 meses atrás e que estão até hoje na gaveta, meio escritos, meio não endereçados, meio ainda sem destinatário.
Feliz Natal!

Anônimo disse...

Moça, adorei seu blog

Sua forma de escrever, a situações muito bem desenroladas.. Parabéns! Sem contar a foto do pequeno.. Me fez sentir muuita saudade dos meus alunos, q agora estão de férias! xD

Bom Natal, e q a correria valha a pena!

=)

Flávia disse...

Poxa, procurei tanto e nao encontrei uma roupa de Papai Noel para o Pacotinho de Natal. Ele tinha no ano passado... Onde voce encontrou ?

Tudo de bom para voces neste Natal e melhoras pro Adoentack.

Beijinhos natalinos.

Gisa disse...

feliz natal!
Olá.
Estamos no processo de imigração e, estamos muito felizes porque agora, em janeiro o Wagner irá a Kamloops (British Columbia). Gostaria, se possível, que vocês indicassem onde ele pode comprar e o preço estimado dos itens abaixo, próximo ao aeroporto de Toronto.

Um amigo nosso passou um email com esses acessórios, se estiver faltando alguma coisa que é necessária, favor acrescentar pra gente. Obrigada

-Moleton (de preferencia com capuz)
-Tenis impermeavel
-Calca Jeans grossa
-Gorro, Bone, Luvas
--Mochila impermeavel ou bolsa carteiro impermeavel
-Long John (eh uma calca justa pra usar dentro da calca jeans)
-Jaqueta impermeavel
Obrigada e abraços nossos