7

A nova eu

Esta expressão provavelmente não faz muito sentido em Português, faz? Nem soa bem eu acho, mas em inglês "The new me" sounds better, não?

Bom, a nova eu não reclama, não lamenta, não fica acordada até as 3 da manhã e ainda dá receitas, sim, porque a nova eu cozinha já que o filho estava em greve de fome, protestando contra qualquer coisa que passe entre o aquecimento global, a ausência do pai que teve que viajar ou a mãe que bateu o carro por pura distração. Ou talvez seja só uns vírus e uns dentes, nunca se sabe. Fato é que foi esta receita que não só tirou o menino da greve de fome como o transformou de Gandhi a Obelix em questão de dias (e a responsável por isso obviamente foi minha receita, não o fato de ele não estar mais doente).

Então vamos lá, a primeira e inédita receita deste recinto sem sapatos é:

Pãozinho de Soja e ricota- ok, a receita não é original, nem ao menos é minha, mas sim do livrinho de receitas saudáveis trazido pela sogra: "O melhor da soja". E vegetariana que sou, o melhor da soja que fique pronto em 30 minutos é tudo que me faz feliz.

Ingredientes:

- 1 xícara e meia de soja cozida
- 1 xícara de ricota (que substituí por cream cheese já que ricota por aqui é raridade)
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Cheiro verde picado
- 2 dentes de alho amassado
- 1 cebola pequena picada
- 1 ovo
- Sal a gosto
- Sazon amarelo (este eu acrescentei por minha conta, o tal do amor sem o qual não sou ninguém...se um dia descobrirem que isso dá câncer, como quase tudo hoje em dia, me considero na fila da quimio)

Modo de Fazer (para dummies, versão apressada e prática):

Bata no liquidificador tudo menos a farinha de trigo e o fermento. Bata bem até formar um creme, coloque em uma vasilha e vá acrescentando a farinha e mexendo com a mão (sem medo de lambança minha gente, mas lembre de tirar a aliança antes, especialmente se ela tiver pedrinhas - porque os espertos aprendem com o erro dos outros, já diria minha avó) até ficar com uma consistência de massinha (super lúdico), acrescente o fermento e coloque na forma em forma de bolinhas ou se quiser ainda mais diversão faça formas variadas como pessoas e convença seu filho de que ser canibal é legal (agora vamos comer esse braço, hummmm) ou letras, se quiser alfabetizar seu filho de 1 ano e meio. Asse até ficar assado (por essa você não esperava, eu sei) e coma sem medo, acredite, fica bem bom (testado e aprovado pela minha cunhada que odeia soja, mas acabou se convencendo de que este é bom)

Pois é, receitinha saudável pra começar a semana bem.
***************************
Mural:

Taz - As 6 da manhã eu estava justamente procurando uma atividade de Valentine's day pra fazer com as criança que eu ia atender nas escolas as 8. Isto porque no dia anterior eu tinha dormido ao colocar Dorminhack pra dormir e só acordei desesperada no outro dia, sem ter a atividade preparada.

Todos os outros solidários do email antes do anterior: valeu pessoal, é issó aí, alegria, alegria, a vida é bela.

7 comentários:

Lilian disse...

Hmmm, o fermento é de bolo ou de pão (decerto de bolo mesmo, pois de pão teria que deixar crescer).

Muito interessante a receita... acho q vamos experimentar!!

Claudia S disse...

Tambem sou veggie...vou testar esta receita em breve!

Anônimo disse...

Acho que com ricota fica mais saudavél, mais com cream cheese deve ficar mais gostoso he he

Aí do seu lado (do Canadá) não tem Superstore ou Market Place IGA? Eu compro ricota nos dois, mas na superstore é mais barato... Fica bem pertinho do fetta cheese.

Abraços
Chris

Anônimo disse...

Acho que com ricota fica mais saudavél, mais com cream cheese deve ficar mais gostoso he he

Aí do seu lado (do Canadá) não tem Superstore ou Market Place IGA? Eu compro ricota nos dois, mas na superstore é mais barato... Fica bem pertinho do fetta cheese.

Abraços
Chris

t1 Diabetes disse...

Outra pergunta a respeito do fermento: voce usou "baking soda"? ou... "baking powder"?

Flávia disse...

Keiko,

Vou experimentar, gostei da receita. O proximo livro na sua lista deveria ser "My Child Won't Eat" (um dos melhores que jah li), mas aih corre o risco de voce parar de se preocupar se o Faquirack nao come e perder seus dons culinarios...

Pergunta de nao vegetariana: onde compro soja ? Nunca vi soja em grao para vender no supermercado.

Beijinhos gourmets.

Anônimo disse...

Oi,
Tbem quero testar esta receita, mas nao sei o que eh:
-soja cozida ???

eh soja em grao?
eh oleo de soja?
Favor explique para a atrasada que chegou aqui.
bjs
Marilia