4

Ópera no Metrô

Não sou muito fã de ópera, devo admitir. Admiro, acho bonito já que adoro música "clássica", as roupas, o cenário, a história, mas ao bem da verdade acho que tenho um pouco de medo daquele povo gritando.

Ontem foi diferente, abri o jornal do Metrô e vi o anúncio: Maio, mês de ópera no Metrô. Junho é mês de Shakespeare no parque e agora essa. Adoro essa cidade. Por sorte, a estação de metrô na qual o concerto seria hoje, era bem a "minha estação", do ladinho do escritório. Pausa pro recreio, lá fui eu. Uma delícia, meia hora com trechinhos das Bodas de Fígaro, A Flauta Mágica, Don Giovanni e outros clássicos em suas línguas originais. Admito que foi um deleite e me fez querer comprar ingressos pros concertos de verdade, veremos. Uma pena que fora eu, a média de idade dos transeuntes que paravam pra ouvir era uns 60 anos, sorte minha, fiquei me achando "a novinha bem esclarecida", ô ilusão.

Depois da diversão volto para meu escritório sem janelas e enquanto xingo o computador que deu mais um pau, parei pra pensar como o ser humano, com treino, é capaz de qualquer coisa. Domingo foram os artistas do Cirque du Soleil fazendo com um corpo igualzinho ao que eu tenho, coisas que o mesmo jamais ousaria tentar. Hoje foram os cantores, assim, com a maior cara de gente normal, segurando notas afinadíssimas por tempos a fio com suas vozes incríveis. Fora a pianista, que me fez lembrar o que eu poderia ter sido caso tivesse me dedicado mais e estudado de verdade durante os meus 12 anos de piano, ao invés de parar pra beber água, ir ao banheiro e pensar na vida a cada 15 minutos de prática. Incrível mesmo como nenhuma máquina, nenhuma invenção humana pode bater a capacidade infinita da obra prima de Deus que somos nós. Não há iPod que retenha tantas músicas, nem robôs com mini-chips e sei lá mais o quê que sejam capazes de tantos movimentos, somos mesmo imbatíveis e portanto tão dependentes dEste que nos fez assim.

4 comentários:

Lilian disse...

Belo post! Sinto-me da mesma forma sobre ópera -- um tanto assustada com a "gritaria" :)

Mas eu GARANTO q vc deve tocar piano bem melhor do que eu, pois mesmo paranto cada 15 minutos, etc, vc pelo menos praticava (aparentemente). Pois eu nem isso fazia nos meus 17 longos, intermináveis anos... (6 só pra terminar o técnico -- eu não consigo decorar e fazia uma audição cada 2 anos, fora q eu estava na faculdade, cantando no coral, namorando, depois prestes a casar, etc.).

Deby disse...

Gente!! Parece coisa de outro mundo (e é, Débora!). Ópera no mêtro?? Aqui a gente num tem nem peça no teatro.
Odeio essa falta de cultura aqui da minha cidade, assim como a falta de parque e outras coisitas mais.
Amei suas palavras sobre a coroa da criação. Pena q essas coroazinhas se acham tão rei que desprezam seu Criador.
bjinhos

Sandra Vicente disse...

eu sempre amei opera!!!
meus filhos foram ao Municipal com 1 ano...

Anônimo disse...

tão perfeito e as pessoas reclamam, reclamam, e cortam, e aumentam, e tiram, e põe...
adoro esses programetes culturais for free!!!